Sábado, dia 23/02/2013 aconteceu o workshop "I know kung fu: Roteiro e criação com Fábio Yabu", em São Paulo, SP. O autor dessa matéria teve a oportunidade de participar e compartilhar um pouco da experiência com vocês.
O título "I know kung fu" é uma referência ao filme Matrix. A proposta do workshop foi ensinar em 4 horas tudo o que o autor demorou cerca de 15 anos para aprender.
Fábio Yabu é mais conhecido como o criador da série de animação "Princesas do Mar" e da HQ "Combo Rangers", mas tem muitas outras realizações:
- 18 livros publicados.
- Sob o pseudônimo de "Abu Fobya" publicou 4 livros de terror pela pela nerdbooks, editora do Jovem Nerd.
- A direitos de seu livro "A Última Princesa" foram comprados pela produtora Bossa Nova Films para a produção de um filme.
- Criou a série de animação "Unicórnios e Dinossauros". O piloto dessa série está em produção. Parceria com TV Cultura e Estricnina Films (produtora da série "Fudêncio e seus amigos")
Nada mal para alguém com apenas 33 anos. Mas ele contou que criou 5 séries que não deram certo. Pelo menos 18 livros engavetados.
Fábio Yabu admite que perdeu metade da vida em projetos fracassados.
Para a maioria das pessoas a média é de 10 projetos fracassados para um bem sucedido. Durante 4 horas ele nos deu algumas dicas para que cada um melhore sua média de acertos:
O workshop foi dividido em 2 partes:
O workshop foi dividido em 2 partes:
Parte 1 – Criatividade e Ideias
Parte 2 – Histórias e Personagens
Nessa primeira de duas matérias, vou compartilhar só a primeira parte do workshop: Criatividade e Ideias.
Parte 1 – Criatividade e ideia
[Ato1]
- Criatividade não é inventar coisas do nada: é fazer conexões que ainda não foram feitas.
Todo mundo é criativo? Não. Todo mundo pode ser criativo? Talvez.
A gente começa a contar histórias quando aprende a mentir.
“A gente começa a contar histórias quando aprende a mentir. Aí o pai diz que é errado e PIMBA: primeiro projeto engavetado.”
3 dicas para cultivar a criatividade
- Saia do seu mundinho
- Não tenha medo de falhar
- Pense como uma criança
Mitos sobre as ideias
- Existem ideias melhores do que outras.
- Melhor guardar as ideias em segredo para ninguém roubá-las.
- Boas ideias valem FORTUNAS.
- Boas ideias valem FORTUNAS.
Verdades
- Existem ideias bem executadas e mal executadas.
- Ideias não possuem proteção legal. O que tem proteção é sua execução.
- Ideia pode morrer por medo de divulgá-la.
A execução de uma ideia é um reflexo de seu criador.
“Uma ideia é um problema disfarçado de solução”
Quando uma ideia surge ela costuma a parecer uma grande solução. Mas na verdade ela gera muitos problemas. Executar uma ideia é solucionar uma série de problemas.
Uma ideia nova traz consigo energia, esperança, mas ela tende a a se dissipar:
BELSKY, Scott |
Nosso cérebro é viciado em coisas boas, em energia. Quando o nível de energia cai o cérebro tem uma nova ideia.
Reconhecer que o plateau criativo existe ajuda a lidar com ele.
A jornada da ideia
A jornada da ideia
- A princesa em perigoO início, o planejamento, as noites mal dormidas com a cabeça a mil.
- Inimigos da ideiaOs primeiros problemas, entre eles, o dia a dia...
- O salto de féO primeiro grande desafio. Pode ser muitas coisas, como um investidor.
- O desafio impossívelUm grande desafio surge, que parece tornar o projeto inviável. Bloqueio criativo, falta de investidores...
- Monstro da gavetaEle se alimenta de projetos deixados lá. Por esse motivo é mais comum um jovem conseguir executar uma ideia até o fim. O monstro da gaveta de alguém mais velho já se alimentou de muitos projetos engavetados e está muito poderoso.
- O Caminho de voltaO projeto sai da gaveta. Dura caminhada para a execução.
- O ChefãoA ideia enfrenta seu último desafio. Muitas vezes o mais difícil de todos.
- A princesa está salvaParabéns, sua ideia já está navegando no mundo
- Uma nova aventuraREPITA. Comece tudo de novo com outra ideia
Não precisa largar o emprego necessariamente. Se estiver na última fase, e for só o que falta pra ideia decolar, talvez seja o caso. Depende.
Não confunda persistência com teimosia.
Aliados e Inimigos das ideias
Maiores inimigos das ideias
1 - A Realidade
A realidade nos diz que a maioria dos projetos, nas mais diferentes áreas, não dá certo. É verdade, mas a criatividade suprema é transformar a realidade ao seu redor.
2 – Falta de Organização
“As pessoas estão usando a tecnologia para cometer suicídio criativo”
- Responder e-mails
- Apagar SPAM
- Acompanhar notificações de Twitter/
Facebook/Instagram
- Seguir muitas pessoas no twitter/facebook
- MSN, Gtalk, Skype, etc.
Seja o mestre dos seus domínios. Mestre de como usa seu tempo.
A técnica pomodoro ajuda a cumprir prazos. Trabalhar 25 minutos e depois fazer uma pausa de 5 minutos ou menos. E os períodos de trabalho e pausa vão mudando...
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica_Pomodoro
Por que as pessoas têm ideias no chuveiro? - Porque é o único lugar que não tem internet
3 – O Lado esquerdo do cérebro
- Ideias são ilógicas por natureza.
- Poucas ideias parecem viáveis para o lado esquerdo do cérebro.
4 - As outras ideias
- Trabalhe com no máximo 2 ideias ao mesmo tempo
- Se isso não for possível, divida seu tem igualmente entre elas.
As ideias são irmãs. E todos os irmãos disputam a atenção dos pais...
Aliados das ideias:
Ninguém chega lá sozinho
A força da comunidade: amigos, parceiros, equipe, internet.
Crowd funding é um caminho possível. O projeto da nova HQ de Combo Rangers do Fábio Yabu arrecadou mais de R$ 67.000,00 no catarse.me em poucas semanas. O site não tinha visto campanha mais rápida até então.
http://catarse.me/pt
Site skoob. Uma comunidade de leitores, que trocam dicas de livros
http://www.skoob.com.br/
A força das corporações
Se quer liberdade total e não faz questão de grana seja independente
Visibilidade e TALVEZ dinheiro associe-se alguém.
Submeta seu trabalho a uma corporação e torça.
Mas lembre-se: cada empresa tem seu próprio monstro da gaveta!
Mas lembre-se: cada empresa tem seu próprio monstro da gaveta!
Cenário ideal: um meio termo. Um projeto SEU que uma empresa MAIOR que você possa multiplicar.
Não espere até ser descoberto: apareça por si só.
Liderança
- as ideias precisam de pai oi mãe.
- Se deixar a ideia na mão de alguém, é muito provável que ela morra
- Conte com as outras pessoas, mas conte acima de tudo com você mesmo.
Ferramentas
http://scrivener.en.softonic.com
http://evernote.com/intl/pt-br/
https://www.dropbox.com/
https://www.rescuetime.com/
Bibliografia usada pelo Fábio Yabu até aqui
Making Ideas Happen - BELSKY, Scott
The 4-Hour Workweek - FERRIS, Timothy.
O Poder do Hábito - DUHIGG, Charles
Na próxima matéria:
Parte 2 – Histórias e Personagens
Parte 2 – Histórias e Personagens
Sessão de perguntas e respostas.
Lado obscuro do mercado editorial brasileiro.
Dicas para roteiristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário